Adolescentes e bebidas alcoólicas: uma ideia que não combina! - Cidade Responsável

Blog

Adolescentes e bebidas alcoólicas: uma ideia que não combina!

af_blog_BEBIDAestudo

E aí pessoal, de boas? Hoje o assunto precisa ser sério: vamos falar sobre o consumo de bebida alcoólicas antes dos 18 anos.

Segundo estudos científicos, quase 40% dos adolescentes brasileiros experimentaram bebida alcoólica entre os 12 e 13 anos, geralmente com a família. A maioria dos entrevistados, inclusive, afirma que bebe entre familiares e amigos por influência. E, entre os jovens de 12 a 18 anos de escolas públicas, esse índice chega a 60%! (Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria)

É importante dizer que oferecer, vender, comprar ou incentivar o consumo de bebidas alcoólicas para menores de idade é crime e pode resultar em detenção de até quatro anos.

O consumo por jovens ainda acarreta algumas consequências indesejáveis para a saúde. Os médicos ressaltam que quanto mais cedo se dá o início da ingestão de bebida alcoólica, maiores são as chances de dependência.

Por conta do cérebro ainda estar em desenvolvimento, o comportamento impulsivo e compulsivo é muito grande, o que pode favorecer um abuso de álcool no futuro. Além disso, há a possibilidade de ter sequelas neuroquímicas, emocionais, dificuldade de aprendizado e concentração e menor taxa no desenvolvimento de habilidades.

Sabemos que vocês que nos lêem são antenados e não se sujeitam ao riscos, além de terem responsabilidade e consciência dos problemas.

Envie esse conteúdo para um amigo ou colega que precisa de ajuda e, sempre que presenciar alguma situação irregular, denuncie a um adulto responsável.

Podemos contar com vocês, né? Valeu!

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2016 Concurso cultural-todos os direitos reservados Termos de Privacidade Segurança Contato Ajuda